- Como funciona?
O VINO é um Sistema de Bilhetagem Eletrônica que utiliza um cartão inteligente sem contato, para ser utilizado no interior dos ônibus do sistema de transporte urbano de Bento Gonçalves. O cartão substitui o dinheiro e os vales de papel para o pagamento da tarifa. Para utilizar basta aproximá-lo do equipamento validador, instalado no interior dos ônibus. O sistema fará o débito das tarifas e a liberação automática da catraca, agilizando o processo de embarque e tempo da viagem.
- Qual será a ordem de implantação dos cartões?
Os cartões serão implantados gradativamente por tipo: o primeiro cartão será o Benefício, seguido pelo Estudante, Vale-Transporte e Padrão.
- Haverá custos no fornecimento do cartão?
Não. O primeiro cartão é fornecido gratuitamente ao cliente, porém se este for danificado, extraviado ou roubado será cobrada uma taxa de 06 (seis) vezes a tarifa vigente pelo ressarcimento dos custos operacionais. Apenas do Cartão Estudante é cobrada uma taxa 03 (três) vezes a tarifa vigente para a primeira via.
- Em caso de extravio, roubo ou danificação eu perco meus créditos?
- Mudei de escola, preciso trocar o cartão?
Não, mas é necessário alterar o seu cadastro na Central de Atendimento VINO, para evitar o bloqueio.
- Cuidados com o cartão VINO:
Para o bom uso do cartão eletrônico:
1) Nunca dobrar ou grampear o cartão;
2) Não guardar o cartão juntamente com cartões magnéticos, moedas, celulares, bem como próximo a equipamentos eletrônicos;
3) Não molhar o cartão;
4) Não expor ao sol ou ao calor;
5) Não colar adesivos;
6) Nunca emprestar o cartão a estranhos ou terceiros;
7) Um cartão bem conservado e utilizado corretamente, evita erros de leitura e garante sua tranqüilidade;
8) O tempo de vida útil para utilização do cartão é de 10 anos considerando que tenham sido observado os cuidados acima.
- Qual é o processo para a troca de passagens de papel?
As passagens de papel terão validade até 31 de dezembro de 2012.
- Como proceder para cadastrar minha empresa? (exclusivo para Vale-transporte)
A empresa deverá acessar o site www.cartaovino.com.br, clicar no link "Compre aqui seu vale transporte". O sistema irá abrir uma tela de cadastramento inicial da empresa, clique no link “clique aqui” na opção “Não sou cadastrado”. Ao término, clique em "INCLUIR" e o sistema irá enviar uma mensagem eletrônica com login e senha para o e-mail cadastrado do responsável pela empresa.
- Como devo proceder para cadastrar os meus funcionários? (exclusivo para Vale-transporte)
Entre novamente no sistema, agora utilizando o "LOGIN" e "SENHA" enviado ao e-mail do responsável pela empresa e siga os passos que estarão dispostos na página inicial do sistema "WEB COMMERCE".
- Como recarregar os cartões: (exclusivo para Vale-transporte)
Existem duas formas de inserir carga de créditos nos cartões:
- Na Central de Atendimento VINO, diretamente nos caixas, mediante apresentação física do cartão e pagamento do valor correspondente.
- Mediante "RECARGA EMBARCADA", utilizando a ferramenta do "WEB COMMERCE", que irá disponibilizar um boleto bancário para pagamento em toda a rede bancária. Os créditos serão disponibilizados após 48 horas de compensação do pagamento efetuado.
- Quais são as formas de pagamento? (exclusivo para Vale-transporte)
- Em dinheiro quando o pagamento é efetuado na Central de Atendimento VINO.
- Boleto bancário em toda a rede bancária.
- Qual o horário de expediente para compra?
Na Central de Atendimento VINO, na rua Barão do Rio Branco, 22, Sala 01 de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 11:30 horas e das 13:00 às 17:30. Telefone (54) 3055 4495.
Através de Boleto, conforme os horários de encerramento das atividades dos bancos.
- Como cancelar o cartão? (extravio, roubo ou danificação)
Dirija-se a Central de Atendimento VINO com os seguintes documentos em mãos: CPF e RG. Será cobrado taxa pelos custos operacionais.
- O que fazer quando o cartão apresentar problemas de leitura?
Você deverá procurar o departamento de pós-venda pessoalmente na Central de Atendimento VINO, tendo em mãos o cartão e um documento de identificação (CPF e RG).
Se for diagnosticado defeito de fabricação no cartão durante a primeira semana de uso, não será cobrada a segunda via.
- Posso ter vários cartões?
Não. Existirá um cartão único para cada pessoa, que poderá receber créditos de estudantes, para quem possuir o benefício, o vale transporte depositado pelo empregador e créditos adquiridos na modalidade padrão.
- Qual a validade dos créditos?
Os créditos são válidos por um ano. Quando do aumento da tarifa, os créditos manterão o valor de aquisição por 30 dias. Após este período será debitado o valor da tarifa vigente.
- Quem é o responsável pelo pedido de segunda via em caso de roubo, extravio ou danificações do cartão?
O cartão é pessoal, e somente o cliente poderá pedir a emissão da segunda via.
- Embasamento legal para emissão de recibo de venda: